segunda-feira, 25 de abril de 2016

Revestimento de Paredes Interiores

Pladur x Alvenaria conheça seu beneficio


Em métodos de revestimento nas construção tradicionais, o pladur apresenta inúmeras vantagens. consideramos  em  e lugar organização  geral da construção.

MUITAS PLACAS DE PLADUR PARA VENDA

Por isto ele sai na frente dos tradicionais projetos em alvenaria, já que é possível saber com precisão o custo  quanto se vai investir calculando a quantidade de  placas a serem utilizadas, evitando assim surpresas ou gastos extras com materiais. A montagem é super muito rápida e alto rendimento do material pois não tem disperdicio como a alvenaria.

No que diz respeito às instalações elétricas, toda a fiação do projeto pode ser embutida no tecto falso e a mudança ou inserção de novas tomadas, passagem de cabos, consertos ou derivações de tubulações se tornam bem mais fáceis não exigindo a quebra das paredes e sendo rapidamente executáveis, sem sujeira e transtornos no ambiente, mesmo que este já esteja construído.

O Pladur também é um sistema altamente resistente. Uma parede de Pladur é muito leve, porém é tão firme, rígida e estável quanto uma parede de alvenaria comum. Esta mesma leveza lhe proporciona versatilidade na hora de mudanças de layout de ambientes e projetos, maior facilidade na criação de detalhes, como nichos, detalhes decorativos e de iluminação, além da facilidade na limpeza, enquanto a sua resistência e estabilidade se devem à rigidez de sua estrutura, de perfis de aço galvanizado a zinco  que permite mais rigidas  que a estrutura das placas fiquem ou dilate com o tempo e que armários, estantes, suportes de TV  e demais, possam ser fixados com segurança.
Isolamento Acústico O Pladur possui ainda uma vantagem adicional em relação a alvenaria no que se refere ao isolamento acústico e térmico, tendo o mesmo desempenho de uma parede maciça de alvenaria, apesar de ser de um material bem mais leve. o gesso acartonado  garante um elevado 


Isolamento acústico


utilizando uma placa  e pode ser melhorada fazendo montagem dupla  utilizado, levando-se em conta as necessidades do ambiente. O preenchimento feito com a lã de vidro por exemplo, garante excelente isolamento acústico, e isto faz com que o Pladur seja a opção mais procurada por casas de shows, cinemas, salas de música e casas noturnas.

logo marca de pladur knalf

Resistência ao fogo e isolamento térmico


Os sistemas Pladur, utilizados em divisórias, tecto falso e revestimentos internos apresentam além do elevado desempenho acústico, uma resistência ao fogo superior ao da alvenaria convencional. Paredes de Pladur simples resistem 30 minutos de fogo, e se forem montadas com chapas tratadas, essa resistência chega a 45 minutos. Utilizando-se número maior de chapas no forro ou de cada lado da parede, esses números podem se elevar ainda mais, atendendo por exemplo às mais rigorosas exigências dos Corpos de Bombeiros.

“A grande vantagem dos sistemas Pladur”, acentua Mario Castro, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Pladur, “é que as paredes, os forros e os revestimentos podem ser parametrizados de acordo com as necessidades de cada ambiente, obtendo-se variações sensíveis de comportamento com pequenas modificações em sua configuração”.

Uma solução simples por exemplo para reduzir o desconforto térmico frequente nos ambientes residenciais e corporativos com paredes externas sob ataque constante do sol é revestir a superfície interna dessas paredes com chapas de Pladur. O revestimento pode ser colado diretamente na parede ou feito sobre uma estrutura de perfis fixada. Pode-se também obter um melhor isolamento térmico adicionando lã de vidro ou de rocha entre a parede e o revestimento, que ainda melhora o isolamento acústico do ambiente e proporciona um acabamento de qualidade.

Pode-se ainda aproveitar a mesma solução para o isolamento térmico contra o frio, sendo por isso indicado também para aplicação em casas de madeira.

Nestes casos, o revestimento deve ser fixado sempre sobre uma estrutura de perfis de aço galvanizado e não colado diretamente sobre a madeira, pois a mesma apresenta um coeficiente diferente de dilatação térmica em relação ao Pladur.

Acabamento

A textura naturalmente lisa do Pladur proporciona facilidade na aplicação de quaisquer acabamentos, devendo-se observar apenas algumas regras simples.

É necessário por exemplo que a região das juntas e dos parafusos seja lixada para eliminação de rebarbas, saliências e ondulações.

Já a pintura, deve ser precedida da aplicação de um primario, pois a superfície do Pladur após tratamento das juntas e dos pontos de aplicação dos parafusos, terá nestas áreas menor absorção da tinta, enquanto que o restante da superfície apresentará maior absorção.

Cerâmica - A superfície a ser revestida com esse material deve estar completamente limpa e livre de poeira. Recomenda-se a utilização de argamassa do tipo flexível.

No caso da aplicação de laminados plásticos, os montantes devem ser fixados, no mínimo, a cada 400 mm e as chapas devem ser parafusadas preferencialmente na posição horizontal, para evitar abaulamento e saliências.

Cuidados


Apesar da alta resistência a umidade, é recomendado que seja feita a impermeabilização do rodapé das áreas sujeitas a umidade (banheiros, cozinhas e áreas de serviço), evitando que o eventual contato com água empoçada danifique as chapas de gesso. Normalmente, nas áreas mencionadas, os sistemas Pladur são instalados com chapas já reforçadas contra umidade, contendo em sua fórmula hidrofugantes. Porém, essas chapas, embora resistentes, não são impermeáveis e devem ser tratadas.

Em áreas onde pode ocorrer a lavagem do piso por exemplo, as paredes precisam receber um tratamento específico que impeça a passagem da água sob a parede.

O Pladur possui baixa possibilidade de sofrer ataques por mofo, porém em ambientes muito úmidos isso pode ocorrer. Nesses casos, recomenda-se a utilização de chapas previamente tratadas e com aditivos contra umidade.

Também não é recomendado usar jatos de água na limpeza de paredes de Pladur tal qual utilizados em paredes de alvenaria. Os jatos podem causar danos, assim como também não é recomendada a utilização de equipamentos de limpeza à base de jatos de vapor.

Os procedimentos para reparar vazamentos, problemas de encanamento e outros no Pladur em contrapartida, costumam ser bastante simples, bastando-se apenas o reparo do trecho danificado. Em média, leva-se cerca de dois dias entre conserto e reposição do acabamento.

Deve-se cortar o trecho da chapa afetado pela água e substituir o pedaço por outro de chapa nova com as mesmas dimensões. Não se deve cortar a estrutura metálica.

No caso de problemas no encanamento, abre-se o revestimento da mesma forma, e após o conserto do encanamento a abertura é fechada com o mesmo pedaço de chapa cortado ou com um retalho de chapa nova nas mesmas dimensões.

Após parafusadas, preenche-se então o recorte e as juntas com massa específica para o tratamento e aguarda-se a secagem para lixamento e pintura ou o recebimento de nova massa para fixação de azulejos ou cerâmica.

Pladur e a sustentabilidade


Justamente por ser um material de base papel e gesso, o Pladur permite uma série de facilidades em se tratando de reciclagem e reutilização sustentável.

O sistema se enquadra em uma categoria que proporciona conforto ambiental e economia com eficiência energética, já que garante a temperatura interna dos ambientes e ainda pode colaborar com a redução do uso de sistemas de calefação ou refrigeração, reduzindo significativamente o consumo de recursos energéticos do planeta, contribuindo para a melhora dos gastos em relação a energia elétrica.

Além disto, é uma tecnologia que permite alterações na construção sem danos agressivos ao ambiente.

Devido também a sua facilidade de instalação, melhora o reaproveitamento de espaços em construções já existentes e que podem estar em áreas de degradação, sendo um importante elemento de revitalização de espaços urbanos e geração de novas habitações.

Os resíduos do Pladur ainda são 100% recicláveis, o que facilita a sua reutilização de diversas formas, inclusive reaproveitando o gesso para a obtenção de novos Pladur, evitando assim que o mesmo possa continuar a ser extraído e tenha que fazer longas viagens, diminuindo assim os custos de logística e deslocamento para fabricantes e utilizadores.

O gesso reciclado pode ainda ser matéria prima para o cimento Portland, que por sua vez também é utilizado em diversos materiais para construção, como por exemplo o estuque. E mais recentemente, foi descoberto que o Pladur esmagado é muito útil como condicionador de solos, já que fornece cálcio e enxofre, possuindo também um alto teor de sal, que torna o solo mais apto para o crescimento e desenvolvimento de culturas como batata, milho e amendoim.

Por fim, como dito anteriormente, o Pladur devido a sua tecnologia “seca”, evita ainda a proliferação de insetos em ambientes, uma vez que sua composição rica em aditivos e os materiais utilizados no forro, não permitem um ambiente propício para a multiplicação destes.

O Pladur então, é um material extremamente versátil, barato e sustentável, que superou sua reputação inicial de substituto barato para o gesso, para se tornar uma ótima solução para construções.
parede de gesso acartonado

Mercado Brasileiro

O Pladur chegou ao Brasil nos anos de 1990, mas a princípio foi pouco divulgado e difundido por diversos interesses e lobbies, além de enfrentar a mesma questão cultural enfrentada inicialmente em seu país de origem no que referia a mão de obra barata e aparente fragilidade do produto.

Somente depois da abertura de mercado para a entrada de novas tecnologias é que o Pladur finalmente ganhou a oportunidade de adentrar inicialmente o mercado da construção civil.

Nos últimos anos, este sistema veio ganhando cada vez mais espaço em função da instalação em nosso país de três grandes fabricantes mundiais do sistema

Em detrimento de eventuais receios culturais e interesses, o Pladur atingiu um elevado nível de obras habitacionais construídas em todo o território nacional em canteiros de obras das maiores construtoras do mercado.

O Pladur também tem adquirido um conceito importante do mercado brasileiro, alavancando a sua fatia expressiva de aproximadamente 18 milhões de metros quadrados por ano de demanda, baseado em fontes gerais e obras realizadas, crescendo expressivamente anualmente.

No Brasil, a associação brasileira de Pladur ajuda a difundir a utilização  de Pladur e mantém programas de apoio e divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário