segunda-feira, 8 de junho de 2015

Gesso liso Passo a Passo Como Rebocar com Gesso Estuque

Gesso liso passo a passo como rebocar com gesso Paredes com Gesso Estucando paredes de alvenaria e tectos 
Você notou que a tecnologia de gesso liso para revestimento de paredes de alvenaria e tectos está cada vez mais comum no canteiro de obras, principalmente residenciais? Além de custar bem menos que um revestimento em argamassa de cimento (chapisco+emboço+reboco), a rapidez com que o estuque é executado deixa o reboco comendo poeira…


gesso liso passo a passo como rebocar com gesso

3 grandes vantagens para se usar gesso liso:

Custo mais baixo que o reboco de argamassa
Rapidez na execução
Economiza na massa corrida de pintura Somando-se a estas duas grandes características, há ainda economia com a eliminação da etapa de regularização da superfície com massa de PVA (massa corrida) possibilitando a pintura diretamente no gesso. Então temos 3 grandes vantagens para se usar gesso liso:
Custo mais baixo que o reboco de argamassa
Rapidez na execução
Economiza na massa corrida de pintura

Para aproveitar essas 3 vantagens, há uma série de etapas que precisam ser verificadas e fiscalizadas por você, responsável da obra (seja você engenheiro, arquiteto, técnico ou construtor). Caso contrário, as patologias inconvenientes como desplacamento, trincas, ondulações e manchas vão aparecer e você terá que refazer o serviço antes de entregar para o cliente. Retrabalho é custo desnecessário, e é por isso que vamos te ajudar a evitar esses problemas!



Interação com outros materiais (Água e Aço)



Antes de decidir pelo uso ou não do gesso, é importante entender a interação dele com outros materiais presentes na construção e no uso ao longo da vida útil do edifício.

Gesso x Água:

O gesso não  se molhar: O gesso não é como o açúcar, alguns respingos ou algum incidente eventual que molhe o gesso aplicado não são suficientes para danificá-lo permanentemente.

Revestimento de gesso é sensível à umidade constante e à água corrente. Se as as fundações não forem bem impermeabilizadas ou se por algum motivo houver acúmulo constante de umidade nas paredes, aí sim o revestimento apresentará patologias.
Gesso x Aço:
Quimicamente, o gesso provoca a oxidação do ferro presente no aço (ou ferrugem, aquelas manchas vermelhas). A ferrugem enfraquece a estrutura do aço, assim o contato entre esses dois materiais devem ser completamente evitado.

Para aplicar gesso na parede de forma perfeita há 4 processos que precisam ser rigorosamente seguidos para um acabamento final impecável. Esses processos foram obtidos de nossa experiência prática em obras residenciais (casas e prédios de apartamentos) e também pela pesquisa nos melhores materiais técnicos que pudemos encontrar. Tentamos abranger todo o conteúdo que um profissional precisa saber quando for supervisionar este serviço. Mãos à obra!



#1) Condições para Início do Serviço



A aplicação do gesso é um processo rápido, um gesseiro pode terminar uma casa em menos de uma semana, por isso é importante que as seguintes etapas estejam prontas antes da entrada dele:

Regularização da interface parede/estrutura – não deve haver rebarbas ou dentes, a parede e a estrutura devem estar no mesmo plano;


Note a regularização da superfície (interface alvenaria-estrutura) antes da aplicação do gesso.

Elétrica – no mínimo o arame guia deve estar passado (ideal é ter os fios colocados), caixas tampadas (lembre-se de onde elas estão, gesseiros são especialistas em tampar as caixinhas e só depois você vai notar que elas sumiram);
Hidráulica executada e testada, isso se refere aos sistemas de água fria, água quente, e esgoto;
Infraestrutura de Ar-Condicionado: cabos de energia e dutos de gases instalados;
Contra-marcos das janelas instalados;
Batentes presos na alvenaria;
Níveis do forro indicados para que o gesso liso chegue pelo menos a esse limite.


#2) Preparação da Superfície de Aplicação



De acordo com a superfície em que vamos aplicar o gesso devemos tomar os seguintes cuidados:

Bloco:
Qualidade dimensional do bloco: blocos muito irregulares ou com ranhuras aumentam a quantidade de gesso a ser aplicado. Regularize a superfície eliminando buracos, massas soltas e rebarbas;
Durante a elevação das paredes é recomendável que o pedreiro trabalhe do lado da parede onde o revestimento exige maior qualidade (Quanto melhor a qualidade da parede menor a espessura do gesso e mais rápida a aplicação);
Esperar 7 dias da elevação da parede – nesse período a argamassa já sofreu a cura (endurecimento) e não vai sofrer deformações;
Devemos ter cuidado com blocos muito lisos (ex. cerâmico laminado), onde é aconselhável o uso de chapisco antes do gesso.
Concreto:
Para melhor aderência aplique bianco com argamassa e cimento rolado antes de assentar o gesso
Esperar 48 horas após a concretagem.
Emboço/Reboco:
Aguardar 7 dias para aplicação.

Outra dica importante é que acabamentos em geral (reboco em argamassa, gesso, cerâmica) possuem um momento ideal para serem aplicados em um prédio. Lembre-se que enquanto as paredes estão sendo feitas, a estrutura sofre grandes carregamentos e deformações. É importante que o gesso (ou outro acabamento) seja feito em andares em que já tenham sofrido a influência desse processo. Como prática, recomenda-se começar pelos pavimentos em que a alvenaria já tenha sido feita em 3 andares acima dele. O gesso é um material resistente e rígido, absorvendo poucas deformações. Se a base (parede) se deslocar, ele vai trincar.

Limpeza – a limpeza da superfície de aplicação tem papel fundamental na aderência final do revestimento, portanto varra com uma vassoura simples para retirar a poeira, restos de massa solta e areias.
Retire ou pinte com tinta anti-corrosiva, pregos, pedaços de arame, vergalhões, para não surgir pontos de ferrugem.





#3) Aplicação com Qualidade



Agora que você tomou os cuidados devidos com a base de aplicação, chegou o momento de acompanhar o serviço de execução do gesso na parede e teto.

Quando aplicado na parede, o gesso deve começar na parte superior, em plataformas elevadas (andaimes), e, posteriormente, na parte inferior da parede.
Talisca e mestra:
A qualidade do acabamento final depende da exigência final do cliente. Se existe a necessidade de grande planicidade e esquadro preciso ou se as paredes estiverem desalinhadas (desvios maiores de 1cm na régua de alumínio já são suficientes para tal exigência), você deve fazer as taliscas e mestras. Por outro lado, se as paredes forem bem alinhadas e aprumadas podemos dispensar tais referenciais.
As mestras devem estar espaçadas em no máximo o valor do tamanho da régua de alumínio menos 20cm entre si e 30cm da parede. Essas medidas são para permitir o uso adequado das mestras com a régua.
Meta de parede

Uso de taliscas (como na foto do forro acima) é muito indicado para garantir o nível final do acabamento do gesso liso.

Uso de lona:
A aplicação do gesso gera muitos resíduos (restos e respingos de massa). Esses restos acabam depositados no chão, assim é indispensável o uso de lona para proteção do piso, principalmente se ele estiver pronto.
Cuidado especial com a janelas muito grandes, existe a chance de o gesseiro escorregar e cair para fora da edificação!
Sempre considere o uso de cantoneiras para quinas e cantos em gesso.
Estique em paredes da casa

As cantoneiras são fundamentais na proteção mecânica das quinas e cantos acabados com gesso liso.

Sempre verifique se o gesseiro não está sujando os contra-marcos, portas, batentes, pisos…

Atenção: Existem alguns aditivos orgânicos que auxiliam na aplicação do gesso, mas acabam provocam mofo e manchas amareladas, portanto cuidado.



#4) Finalização do Serviço



Para considerar a execução concluída, você precisa avaliar os arremates e a limpeza do local, principalmente com relação aos itens abaixo:

Aspecto visual adequado: plano sem ondulações, rebarbas, quase brilhando.
Como ver se esta bom o estuque

O gesso deve ficar plano, liso e brilhando como essa parede do lado esquerdo do corredor.

Cantos: Os cantos das paredes revestidas devem apresentar boa aparência e regularidade. Para avaliar isso existe um grupo de conferências :
Risco de lápis nos cantos: Verificar se o encontro parede-parede ou parede-teto forma uma linha reta. O aspecto visual é determinante.
Esquadrejar os cantos: Conferir com esquadro em três níveis em cada canto. Permite avaliar se existem grandes distorções em relação ao ângulo reto (90⁰) e entre conferências no mesmo canto. Distorções de até 0,5cm são pouco perceptíveis.
Caixas de elétrica: Após o gesso secar o gesseiro deve fazer o requadro dos pontos de elétrica e outros pontos de infraestrutura


(como já alertamos, ele normalmente esquecerá algum ponto coberto de gesso)




Como limpa as caixa eletricas


Sempre verifique se todas as caixas elétricas estão bem acabadas e se nenhuma ficou escondida no gesso.

Limpeza: É importante que o gesseiro faça a limpeza dos ambientes imediatamente após o final do serviço, evitando assim a mistura com outros materiais e endurecimento da massa.
Descarte adequado dos resíduos: O descarte do gesso deve ser feito separadamente dos demais materiais. Tal descarte é específico e caro (você não pode jogar na caçamba comum), portanto evite ao máximo a mistura com outros tipos de entulho.
Entulho de estuque

O descarte de gesso, além de caro, deve ser separado dos outros materiais.


Chegamos ao fim do artigo e esperamos que você tenha sucesso na execução da sua parede e teto com gesso liso!


Você encontrou o que queria nesse artigo?


Então ajude a gente e comente no espaço abaixo sobre o que você gostou ou o que ficou faltando!


A gente sempre usa essas informações para melhorar o artigo e o bloghttp://pinturadecasa.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário